Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura

Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de InterioresCasa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, VigaCasa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Mais Imagens+ 7

Osona, Espanha
  • Ferreiro: Joan Sanglas
  • Instalações: Centre Serveis Osona
  • Carpintaria: Fusteria Vivet
  • Cidade: Osona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de Exterior
Cortesía de Sau Taller d’Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa L'Esquirol está localizada em um edifício entre empenas cegas de vários andares no vilarejo do mesmo nome, na região de Osona. Francesc, um dos filhos dos proprietários da casa, contactou Sau Taller d'Arquitectura, um escritório catalão com grande experiência neste tipo de intervenção, para transformar o térreo em uma residência independente do conjunto. O objetivo de Francesc era morar em "uma casa com espaços amplos e compartilhados, muita luz e fácil acesso", e que sua mãe continuasse vivendo de forma independente. Assim, o desafio mais importante do projeto foi o condicionamento climático do espaço, tanto no que se refere à iluminação quanto à ventilação.

Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Andrés Flajszer
Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Viga
© Andrés Flajszer

Para atender às necessidades do programa, 5 metros do pátio posterior foram acrescentados à casa e, em resposta à exigência dos regulamentos sobre o telhado inclinado, Sau Taller d'Arquitectura propõe um telhado em forma de V que possibilita a abertura para as vistas, além de limitar a altura livre no interior e garantir que o volume resultante não prive a unidade existente no primeiro andar do edifício de suas vistas, luz e ventilação. Por outro lado, a solução proposta também permite gerar uma abertura linear em toda a fachada posterior, voltada para sudoeste e com vista para a horta da região, o que garante luz e ventilação em todo o espaço central. Este telhado em forma de V, entretanto, implica algumas complicações técnicas, especialmente em termos de drenagem da água. Em resposta a esses problemas, foi incorporado uma grande viga-calha de concreto armado de empena a empena que recolhe a água e serve como apoio para as vigas da cobertura, enquanto organiza o espaço interno da habitação. Em relação ao layout, o espaço é dividido em três eixo interrelacionados internos e duas linhas centrais externas. O primeiro é um filtro entre o lado de fora e a casa, onde estão localizados o acesso e o estacionamento. No centro da planta estão localizados a cozinha, os banheiros e o estúdio, que desfrutam de luz natural e ventilação através da abertura da cobertura.

Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Andrés Flajszer
Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Imagem 12 de 12
Conexões
Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Imagem 10 de 12
Corte reformado
Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Andrés Flajszer

No terceiro eixo está a sala de estar e o dormitório, que se conecta a um pátio elevado com piso seco, um mirante para o pôr-do-sol. Finalmente, o último eixo é um pátio em um nível inferior, um espaço totalmente ligado à horta Esquirol com vegetação nativa. Para garantir que a luz da fachada posterior e a abertura do teto inunde todo o espaço habitável, as paredes não chegam ao teto e os elementos paralelos à fachada são feitos de vidro, brincando com os diferentes graus de transparência, dependendo da privacidade exigida por cada espaço.

Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Andrés Flajszer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa L’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura" [Casa de l’Esquirol / SAU Taller d’Arquitectura] 27 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970683/casa-lesquirol-sau-taller-darquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.